quinta-feira, 21 de março de 2013

Gardênia Castelo diz que projeto do VLT deve ter continuidade em São Luís


A deputada Gardênia Castelo (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (21), para defender a ideia de que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), deflagrado no ano passado pelo então prefeito João Castelo, deve ter continuidade em São Luís.
 
“Este projeto não pode ficar abandonado; o VLT é um bem público, é nosso, tem que estar guardado, que a Prefeitura use a Guarda Municipal para preservar o patrimônio público e não deixar o VLT ao relento, como se fosse sucata, quando é um equipamento moderno, novo e adquirido, da forma como manda a lei, com licitação”, argumentou Gardênia Castelo.
 
Ela acrescentou que, se o Ministério Público concluir a investigação anunciada em relação ao VLT, vai constatar que não houve nenhum desvio de conduta na aquisição do VLT.
 
“Tanto o projeto quanto a aquisição do bem está totalmente legal, não teve nenhuma maracutaia, nenhuma mutreta, como alguns gostam de dizer, não existe isso”, enfatizou.
 
A deputada frisou que o VLT é imprescindível para a melhoria do sistema de transporte público de São Luís. “A questão da linha, se a atual gestão acha que a linha correta não é levar para o São Cristovão, que leve para o Itaqui-Bacanga. Perfeito! Inclusive essa linha Centro/Itaqui-Bacanga seria a segunda linha, seria um projeto que entraria na pauta depois de construída e posta em funcionamento a primeira linha do VLT. Agora, é preciso que haja continuidade, porque existem recursos, inclusive no Governo Federal, destinados à mobilidade urbana, que contemplam este projeto”.
 
Gardênia Castelo fez questão de frisar também que o projeto do VLT não foi abandonado pelo então prefeito João Castelo: “É preciso a gente responder de uma maneira objetiva, para ficar claro, e dizer que realmente não houve abandono.  Os trilhos foram retirados na atual gestão, não foi na gestão anterior. Foram retirados na atual gestão, esta que é a verdade. Portanto, a obra nunca foi abandonada. Agora, precisa sim ser continuada e espero que o atual prefeito tenha responsabilidade de dar prosseguimento a essa obra. Porque a população precisa, sem dúvida alguma, a população precisa”, ressaltou a deputada.
 
CORREDOR DE TRANSPORTE
 
Além de defender a continuidade do projeto do VLT, Gardênia Castelo salientou que o então prefeito João Castelo trabalhou muito para resolver os problemas de mobilidade urbana  em São Luís, chegando a conceber com sua equipe técnica o projeto do Corredor de Transporte.
 
“Este projeto é uma obra muito importante para esta e para qualquer cidade que, aliás, foi um trabalho da gestão anterior, iniciado desde o primeiro momento também. O prefeito João Castelo, desde que começou a enfrentar os problemas cruciais da cidade de São Luís, buscou uma equipe competente, elaborou um projeto que foi o Corredor de Transporte, com seu primeiro trecho com 12,2 km, indo até a Cohab, projeto apresentado no Ministério das Cidades e recebido pelo Ministério com louvor, tanto que foi foram designados R$ 180 milhões já para este projeto, 180 milhões foram publicados, foi o que, inicialmente, o governo federal aprovou para o Corredor de Transporte aqui da nossa cidade”, ressaltou a deputada Gardênia Castelo.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.