sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VAZOU AS INFORMAÇÕES SOBRE O VLT



Prefeitura estuda a viabilidade do VLT há dois anos.

Implantação do projeto é decorrente de duas licitações já concluídas e discussão com órgãos como IPHAN, SPU e CAEMA.

Depois de concluídos os seus primeiros 13 km de extensão, no trecho Praia Grande/ São Cristovão, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) dará a São Luís o status de ser a primeira cidade brasileira a ter uma linha de transporte rápido com o roteiro Centro/ Aeroporto, passando pela rodoviária.

A primeira etapa de 5 km, que vai do Terminal de Integração ao Bairro de Fátima, deve ser concluída até dezembro, conforme previsto no edital de licitação para obra. O modelo de transporte VLT, cujo projeto vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís  há dois anos, como complemento ao programa do Corredor de Transporte urbano, é apontado por especialistas como uma das melhores alternativas para se resolver o problema do trânsito nas grandes cidades.

A Secretaria de Obras do Município (Semosp), responsável pela licitação, promoveu dois certames para a habilitação das empresas. Um para a escolha da responsável pela implantação da via e estações por meio d concorrência nº 019/2012, edital publicado dia 20 de junho de 2012 no Diário Oficial e no Jornal Pequeno. As propostas foram apresentadas dia 23 de julho e o resultado homologado em 30 de julho.

O outro foi o Pregão Presencial 190/2012, publicado no Diário Oficial do município e no jornal “O IMPARCIAL” em 27 de junho de 2012, para aquisição de equipamentos (material rodante), o veículo propriamente dito. O pregão foi realizado em 12 de junho de 2012.

Com valor estimado em R$ 19 milhões, o primeiro trecho licitado foi ganho pela empresa SERVENG. “O cronograma da obra segue o prazo estipulado pelo edital, que prevê a conclusão dessa etapa até dezembro”, explicou José Arthur Cabral Marques, secretário adjunto de transportes e coordenador geral do Projeto VLT.

O trabalho de colocação dos dormentes e trilhos por onde passará o VLT já começa a modificar a paisagem no trecho que vai do Terminal da Integração da Praia Grande ao Mercado do Peixe. Já foram iniciadas as obras da segunda fase, que vai da rotatória da barragem do Bacanga até o canal do Portinho, onde está sendo construída também uma ponte.

A outra licitação para a compra dos veículos – seis ao todo, orçado em R$ 6,4 milhões cada um – teve como vencedora a empresa BOM SINAL, de reconhecido know how na fabricação de equipamentos como o VLT. O primeiro veículo já entrou na fase de testes de aceleração e frenagem. “Esses ajustes são necessários à proporção que a via vai avançando”, esclareceu José Arthur.

O secretário adjunto contou que não houve necessidade de fazer audiência pública, uma vez que o projeto de implantação do VLT não acarretará em qualquer dano ambiental ou social. Ao longo do trajeto não haverá supressão de mata nativa nem ocupação de área de preservação ambiental, apenas algumas pequenas indenizações. Todavia, os órgãos públicos competentes como o Instituto do Patrimônio da União – SPU e a Caema foram chamados e ouvidos pela Prefeitura durante todo o processo de elaboração do projeto.

Mais arrojado projeto de transporte público já visto em São Luís, o VLT terá, ao todo, sete linhas. A primeira, com 13 km e onze estações, reduzirá pela metade o tempo de duração da viagem entre o Centro e o São Cristovão. Neste percurso serão beneficiados os bairros do Desterro, Portinho, Madre Deus, Areinha, Parque Amazonas, Bairro de Fátima, Parque dos Nobres, Coroado, Filipinho, Coroadinho, Sacavém, Santo Antônio, Cutim Anil e São Cristóvão. Integrando ao terminal de passageiros da Praia Grande, o VLT vai beneficiar um contingente populacional ainda maior, já que o terminal concentra 40% das linhas urbanas.




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