sexta-feira, 27 de agosto de 2010

VACINAÇÃO PÕE EM RISCO VIDA DE ANIMAIS


NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

VACINAÇÃO PÕE EM RISCO VIDA DE ANIMAIS E SÃO LUÍS PROSSEGUE COM CAMPANHA
Campanha antirrábica foi suspensa em São Paulo após inúmeros óbitos e reações graves; casos similares ocorreram no Rio de Janeiro e Brasília

Mesmo sendo advertida pela Associação Maranhense de Defesa dos Animais (AMADA) sobre os riscos da campanha de vacinação antirrábica neste momento, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de São Luís, Diana Serra, decidiu prosseguir com a campanha, confirmando-a para sábado próximo (28).
A campanha nacional de vacinação contra a raiva animal foi suspensa no Estado de São Paulo em virtude do número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças, o qual está acima do observado em anos anteriores, e também de ocorrências vários óbitos de animais vacinados. As mortes e reações adversas consideradas graves, como prostração, anorexia, dispnéia, episódios convulsivos e hemorragias ocorridas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília impulsionaram a Secretaria de Estado da Saúde de SP a recomendar a todos os municípios paulistas a suspensão imediata da campanha de vacinação.
Mesmo sabendo que 10% dos animais vacinados em outros estados do país apresentam reações graves e/ou óbitos, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís prefere correr os riscos, expondo a danos os proprietários dos animais que forem vacinados.
As vacinas utilizadas em todo Brasil são as mesmas, fabricadas pela BIOVET em parceria com o TECPAR. De acordo com o site do Ministério da Saúde, foram compradas 30,9 milhões de doses desta vacina em cultivo celular (BHK).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.