quinta-feira, 10 de junho de 2010

O DIA DOS NAMORADOS


Comemora-se no dia 12 o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim.

A data é muito especial e em nosso país é comemorada no dia 12 de junho celebrando a união amorosa entre casais

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim, um bispo que lutou contra ordens do imperador Cláudio II que havia proibido casamentos, acreditando que na guerra os homens solteiros teriam melhor rendimento nos combates.

O bispo casou-se secretamente e continuou a celebrar a união de casais desobedecendo às ordens do imperador, sendo preso ao ser descoberto, e condenando posteriormente à morte.

No período em que São Valentim ficou preso os jovens davam flores e bilhetes afirmando que ainda acreditavam no amor, e na prisão São Valentim acabou se apaixonando pela filha cega de um carcereiro, e milagrosamente devolveu-lhe a visão.

Antes da sua morte, SãoValentim deixou uma mensagem de adeus a sua amada, assinando-a como “Seu Namorado”.

No Brasil, a data provavelmente surgiu quando o publicitário Antonio José Braz trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes, sendo depois assumida por todo o país para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentin, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados e fomentar o lucro no comércio.

Hoje em dia, a data está muito associada com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos como silhueta de um coração e a figura de um Cupido.

A prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões e presentes, tornando-se a data um dos dias mais lucrativos do ano.

Desejamos a todos um Feliz Dia dos Namorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.